sexta-feira, 30 de junho de 2017

Manaus: a capital no meio da floresta Amazônica

Cada cultura regional brasileira tem a suas riquezas e excentricidades próprias. Por ter um território tão amplo, o Brasil tem peculiaridades em cada um dos seus cantos, então, viajar por esse país é sempre uma experiência com muitas descobertas e também é uma forma de se conectar com o espírito brasileiro. Dessa maneira se sente qualquer um que visita Manaus.
A capital do estado do Amazonas oferece aos turistas uma imersão cultural em suas diversas singularidades vindas da grande influência indígena. A cidade, que é a principal metrópole da região, fica bem no meio da Floresta Amazônica e é a entrada natural para quem quer conhecer a floresta. A natureza por si só é o seu principal ponto turístico. É um espetáculo assistir o visual que é formado onde o Rio Negro, que contorna a cidade, se encontra com o Rio Solimões. Os rios correm lado a lado por seis quilômetros sem que as águas se misturem. Outros programas com maravilhas naturais podem ser realizados em visitas a reservas florestais, hospedagem em hotéis de selva, mergulho com os botos cor-de-rosa e voltas de canoa por igarapés. Alguns desses passeios permitem um contato direto com as comunidades ribeirinhas, uma forma de conhecer melhor a expressão da cultura indígena.

 Foto: Banco de Imagens do Ministério do Turismo

Encontro das águas do Rio Negro e Solimões
Foto: Banco de Imagens do Ministério do Turismo

Engana-se quem pensa que Manaus só tem florestas para visitar. Durante o Ciclo da Borracha a cidade sofreu uma intensa modernização que trouxe uma herança de construções extremamente requintadas. A principal delas, o Teatro Amazonas, possui uma deslumbrante cúpula formada por 36 mil peças de cerâmica esmaltada. Quando foi inaugurado em 1896, o teatro recebia exuberantes espetáculos de companhias europeias com lugares disputados pelos grandes barões da época. Hoje ele se encontra revitalizado e recebe grandes montagens de ópera, shows musicais e peças de teatro, além de ter em seu corpo artístico a orquestra Amazonas Filarmônica, fundada em 1997. O Mercado Municipal de Manaus também passou por uma revitalização e é uma construção histórica que merece ser visitada.

Teatro Amazonas
Foto: Gabriela Rassy

Mercado Municipal de Manaus
Foto: Ingrid Anne/Semcom

A culinária regional é responsável por despertar muita curiosidade nos turistas. A diversidade de novos sabores e ingredientes exóticos é impressionante. Um dos principais pratos é o tacacá, uma espécie de caldo preparado com iguarias como o tucupi, goma de mandioca, camarão seco e folhas de jambu. Outro prato muito famoso é o sanduíche de tucumã (ou xis caboquinho), normalmente feito com pão francês e lascas de tucumã, fruto de uma palmeira amazônica. Os peixes ganham grande destaque na mesa amazonense em receitas como costela de tambaqui na brasa, a caldeirada de tucunaré e o pirarucu de casaca, servido entre camadas de farofa feita com a típica farinha ovinha. Por fim, as frutas locais completam as refeições. Delícias são preparadas com o açaí, o araçá, guaraná, graviola, buriti, cupuaçu e taperebá.

Tacacá
Foto: Ingrid Anne

Frutas do Amazonas
Foto: Dida Sampaio/AE

Conhecer Manaus é como conhecer outro país dentro do Brasil. Aproveite os nossos pacotes que contam até com um cruzeiro de luxo pela Amazônia com ecoresort em Manaus. Mais informações: goo.gl/1TAUJG

Nenhum comentário:

Postar um comentário